segunda-feira, 6 de abril de 2015

Recém licenciado! E agora?



Hoje não venho fazer nenhum post habitual! Venho simplesmente desabafar.
Faz hoje um ano que tive uma das melhores experiências da minha vida. Nessa altura era uma simples estudante a viver, lá está, a minha simples vida de estudante. 
Sempre disse que "só estamos bem com o que não temos" e é exactamente isso que vejo agora. 
Há um ano atrás era uma simples estudante, a viver a minha vida, a aproveitar os últimos momentos que a vida me deu como estudante que era. O meu ciclo de estudos estava prestes a chegar ao fim. Na altura não via a hora de chegar esse momento. Estava feliz, mas estava cansada. Parecendo que não tinha 23 anos e dediquei anos da minha vida a estudar. Estava cansada! Olhava para a vida e queria mais! Queria mais do que acordar as 7 horas da manhã e ir para as aulas. Mais coisas que trabalhos, teses, apresentações.
Um ano depois olho para trás e vejo a sortuda que fui. Estava cansada sim. Mas continuo a estar. 
Infelizmente a vida de recém licenciado não é nada fácil. Engane-se a pessoa que pense que vai ser independente financeiramente, e que vai ter mil portas a abrirem-se. 
Até pode acontecer, e eu não me posso queixar da falta de trabalho! Felizmente tenho trabalho, bastante até! 
A verdade, e o que às vezes me deixa com uma lágrima no canto do olho, é saber que já não tenho a energia que tinha antes. 
Eu sei que temos que crescer, que não podemos viver constantemente às custas dos nossos pais e temos que nos fazer à vida. Há quem diga que a nossa geração está mal habituada e não quer trabalhar. Acredito e aceito essas opiniões, mas acho que a nossa geração merece mais. 
Merecemos ser bem tratados! Merecemos não trabalhar a recibos verdes!
Há exemplos para tudo. Eu pessoalmente dediquei me aos estudos mas nunca deixei que aproveitar a minha vida de estudante ao máximo. Talvez choque muita gente mas admito e com orgulho que fui a todas as festas de faculdade que pude, vivi ao máximo a minha vida universitária, e a verdade é que nunca chumbei a uma cadeira. Numa deixei nada para trás e terminei a minha tese de mestrado com 19 valores. Uma coisa não implica a outra, temos é que ter a nossa vida organizada e saber separar as coisas. 
Sinto me vazia nos dias de hoje. Sinto que acordo as 6h30m da manhã para ir trabalhar mais de 8 horas por dia, para no final do mês receber aquilo que chamam de salário. Salário esse que supostamente nos deveria tornar com o tempo financeiramente independentes, mas nos dias de hoje deixam nos com a corda ao pescoço.
Dediquei anos da minha vida a tirar um curso, a estudar, pagar propinas para acabar a trabalhar a recibos verdes, a ser tratada como se fosse descartável.
Sinto falta de me sentir preenchida, sentir que o trabalho e esforço que faço é recompensado. Sinto falta de estar com pessoas que me fazem feliz. Sinto simplesmente falta de ser feliz.
Infelizmente ser recém licenciado rouba nos muito tempo da nossa vida pessoal porque temos que trabalhar a 200% para mostrarmos que somos capazes. Mas onde está o direito de sermos felizes? 
Onde está o apoio às pessoas que são o futuro do nosso País?
Sinto que os melhores anos da nossa vida se perdem com o rótulo de recém licenciado!
E é tudo!
With Love, Daisy 

4 comentários:

  1. Crescer dói, mas é inevitável, amadurecemos à medida que crescemos, acho que é uma geração dependente, mas não incluo todos que fazem parte dela, claro, é questão de atitude, de você escolher ser independente, porque é muito bom não precisar das pessoas, pelos menos financeira,ente, mas tudo tem seu tempo, e há de chegar e essa dor de crescer pode não ser tão forte. Você pode achar um lugar que se sinta bem e útil, sem ser descartável. sorte e espere o tempo certo.

    ResponderEliminar
  2. concordo tanto com este texto... licenciei-me há um ano e sinto que não há vida como a de estudante. são oss melhores anos! :)

    ResponderEliminar
  3. Como eu entendo o que dizes...

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar